Seguidores

07/12/2011

Patchwork, quilt ou patch apliquê?

Estas três técnicas, ambas decorativas, já são conhecidas há tempos. O patchwork, em sua tradução literal “trabalho com retalho”, é uma técnica que une pedaços de tecidos em diversos formatos, sendo a parte superior do trabalho. A peça completa é acolchoada, formada pela parte superior, a manta acrílica, mais o fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilt ou quilting. 

Já o patch apliquê, ou patch colagem, é uma técnica ornamental utilizada para decorar roupas, toalhas e tecidos com utilidades diversas, cuja produção é simples. Para fazer um patch apliquê básico, é preciso tecido de estampas diversas, papel termocolante, agulha, linha, ferro de passar e muita criatividade. Primeiramente, deve-se fazer um desenho no papel termocolante; feito isso, é passado o ferro em cima do tecido com o papel. 
Depois de colado, o tecido é recortado e costurado em caseado, diretamente onde deve ser aplicado. “O pacth apliquê é a aplicação de tecido sobre tecido, dando a possibilidade de utilização de qualquer figura”.


O quilt é a costura do ‘sanduíche’ com o pacthwork na parte superior, a manta, e o tecido do fundo. Pode ser feito à mão ou à máquina”. Para complementar a informação, o quilt, é feita para firmar as camadas e não deixar tudo solto”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário